12+ Concurso Criativo de Mídias Sociais Ideias e Exemplos (Modelos)

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Kimberly Parker

Organizar um concurso de mídia social é uma ótima maneira de aumentar o engajamento, seguidores, leads e o reconhecimento da marca. Mas elaborar uma estratégia para o seu concurso pode ser complicado.

Você precisa estabelecer os objetivos certos, criar um ângulo criativo e ter certeza de que está alinhado com a sua marca.

E depois há o lado técnico das coisas como organizar parcerias de influência e garantir que você está seguindo as diretrizes do concurso de cada rede social.

Não se preocupe, nós temos você coberto. Neste post, vamos lhe dar idéias criativas de concurso de mídia social para você começar.

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O que é um concurso de mídia social?

Um concurso de mídia social é uma campanha realizada em mídias sociais que incentiva o engajamento, seguidores, leads ou reconhecimento da marca em troca de prêmios e ofertas.

Você pode incentivar seus seguidores a gostar, comentar e compartilhar suas mensagens e, em troca, você pode dar-lhes algo que eles vão apreciar. Isso não só ajuda aumentar o seu alcance mas também recebe mais pessoas falar sobre a sua marca .

Os concursos também incentivam os usuários a interagir com a sua marca em uma divertido e criativo Por exemplo, você poderia pedir aos seus seguidores para compartilhar a foto favorita do seu produto em uso ou criar uma legenda criativa para um post.

O seu público desfrutará da oportunidade de competir e ganhar prémios, e você desfrutará dos benefícios de um maior envolvimento. É uma vitória para todos!

3 ideias de concursos de redes sociais para aumentar o envolvimento

Se você está procurando mais gostos, comentários e compartilhamentos, experimente estas idéias divertidas de concurso de mídia social.

Gostar/ partilhar/comentar para ganhar

As pessoas adoram ganhar prémios e estão dispostas a promover a sua marca para o fazer. Tudo o que precisa de fazer é oferecer um prémio no qual o seu público-alvo estaria interessado e depois pedir-lhe para como , ação ou comentário no seu posto para entrar.

Para aumentar o alcance do seu concurso, você também pode colaborar com um influenciador na sua indústria que tem um público semelhante ao seu.

Por exemplo, se você é uma marca de jóias, você poderia se juntar a um blogueiro de moda e organizar um concurso onde os seguidores ganham uma peça de joalheria da sua coleção.

Ou, se você é uma empresa de alimentos saudáveis, você pode se unir a uma marca de fitness para oferecer materiais de ginástica doméstica e lanches saudáveis, assim como a Sunrype fez abaixo. Seu concurso colaborativo foi compartilhado mais de 3.000 vezes!

Concursos de vídeo criativos

O conteúdo de vídeo atinge o seu público ativo e empenhado com o seu concurso, e traz um nível de criatividade totalmente novo.

Para realizar um concurso de vídeo, você pode pedir aos seus seguidores que enviem um pequeno clip relacionado ao tema do concurso e, em seguida, selecionar um vencedor com base na criatividade, originalidade, ou qualquer outro critério que você escolher.

Embora possa ser fácil pedir aos seus seguidores que enviem um vídeo deles usando o seu produto, por que não ficar mais criativo com ele?

Serra de bolachas de peixe dourado imenso sucesso no TikTok durante seu #GoForTheHandful Duet Challenge. Este divertido concurso de mídia social pediu aos usuários para segurar o maior número possível de bolachas Goldfish nas mãos. Quem bateu o recorde de 301 Goldfish na mão, estabelecido pelo jogador de basquete profissional Boban Marjanović, ganhou o título de Porta-voz oficial do Peixe-dourado .

Os resultados? Terminado. 30 milhões vistas sobre o TikTok.

Concursos de fotos UGC

Pedir ao seu público para enviar fotos relacionadas com a sua marca é uma forma fácil e divertida de fomentar a participação Além disso, ele lhe dá uma tonelada de campanhas de conteúdo gerado pelo usuário (UGC), que você pode redirecionar para futuros posts e campanhas nas mídias sociais.

Para concursos de fotografia, pode pedir às pessoas que o façam:

  • Envie uma foto de si mesmos usando o seu produto
  • Compartilhe uma foto de si mesmos fazendo uma atividade relacionada à sua campanha
  • Mostre como eles usaram o seu produto de uma forma criativa

A marca mais cooler Yeti juntou-se recentemente à Traeger Grills em um Concurso de fotos Instagram Os participantes foram convidados a colocar uma foto do seu churrasco, etiquetar Yeti e Traeger, e usar a hashtag. #YETIxTraegerBBBQ na legenda.

A hashtag trouxe mais de 1.000 postos sociais únicos que Yeti e Traeger redireccionaram nos seus canais sociais.

3 ideias de concursos de mídia social para aumentar os seguidores

Use essas idéias criativas de concursos de mídia social para conseguir seguidores mais engajados.

Concursos Tag-a-friend

Pedir aos seus seguidores para etiquetar os seus amigos em um post ou comentário é uma maneira fácil de aumentar seus seguidores com concursos de mídia social.

Tudo o que você precisa fazer é criar um post de doação que peça aos seus seguidores para etiquetar um amigo ( ou três amigos ) para uma chance de entrar. Você pode até oferecer entradas de bônus por cada amigo que eles marcam.

Aqui está um exemplo da marca de snacks saudáveis GoMacro, que pediu aos seguidores para marcar dois amigos para uma chance de ganhar produtos grátis. Seu post teve mais de 450 comentários, o que significa quase 1.000 novos seguidores em potencial!

Siga para ganhar

Pule a conversa e vá direto ao ponto. pedir aos utilizadores que sigam a sua página nas redes sociais para uma oportunidade de ganhar.

É tão fácil quanto isso!

Aqui está um exemplo da marca de brinquedos de cultura pop Funko, que ofereceu aos usuários uma chance de ganhar um brinquedo exclusivo Obi-Wan Kenobi™ em troca de um acompanhamento. O Funko também ofereceu um link direto para a compra da Amazon para utilizadores que não queriam esperar que o concurso terminasse.

Concursos de sorteio recorrentes

Enquanto conseguir um monte de novos seguidores através de um concurso de mídia social parece bom no momento, não vai importar muito se eles te seguirem. assim que o concurso acabar.

Assim que conseguir que as pessoas sigam sua conta, você vai querer mantê-los lá Isto significa que você precisa oferecer-lhes valor além do concurso em si.

Uma ótima maneira de fazer isso é hospedar reincidente Este pode ser um sorteio semanal ou mensal onde você dá um prêmio em intervalos consistentes.

Para adoçar o negócio, você pode oferecer prémios diferentes de cada vez ou até mesmo bater a valor do prémio com o passar do tempo.

O sector turístico da Terra Nova e Labrador fez bom uso desta táctica na sua #PlayItByEar A campanha incluiu sorteios semanais de prêmios para os concorrentes que criaram músicas usando bytes de som locais. Também incluiu um grande prêmio no final da campanha para manter os seguidores envolvidos durante todo o tempo.

3 ideias de concursos de mídia social para coletar leads

Os concursos de mídia social podem ajudá-lo a encontrar mais contatos qualificados e falar com um público mais amplo. Aqui estão três idéias de concursos de contatos de mídia social para que você comece.

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Inscrever-se em concursos

Você pode usar os concursos de inscrição para obter informações sobre chumbo Para fazer isso, basta pedir aos concorrentes que se inscrevam em troca de um acordo ou oferta.

Esta foi a estratégia a que a equipa de hóquei Columbus Blue Jackets se habituou impulsionar as vendas de ingressos para os jogos de playoff da Copa Stanley. Anúncios no Facebook foram enviados aos fãs, pedindo-lhes que se inscrevessem para ganhar bilhetes gratuitos para os jogos de playoff.

Esta campanha trouxe 2.571 pistas e mais do que $225,000 na venda de bilhetes de um único jogo.

Fonte: Facebook

Concursos de mensagens directas

Se você quer que o seu público preste atenção às suas mensagens, tente alcançar directamente para a sua caixa de entrada .

A marca de esmaltes Sally Hansen usou esta táctica no seu recente concurso do Facebook Messenger.

Os usuários foram enviados mensagens directas Com base nas respostas fornecidas, Sally Hansen recomendou então um conjunto personalizado de recomendações de cores que os participantes do concurso poderiam interagir com e explorar mais .

Aqueles que partilharam o seu endereços eletrônicos com o Messenger foram inscritos em um concurso para ganhar um conjunto de esmaltes vermelhos festivos de edição limitada.

Este concurso trouxe 11.000 novos e-mails para Sally Hansen, para não mencionar um 85% de taxa de opt-in por e-mail .

Fonte: Facebook

Entrantes diretos em uma página de desembarque

Outra forma de obter participações em concursos é dirigir as pessoas de seus canais de mídia social para um página de entrada do concurso Isso pode ser feito por meio de posts orgânicos ou impulsionados, ou até mesmo por um post de mídia social regular.

A marca de viagens Expedia utilizou esta táctica na sua #ThrowMeBack Concurso no Twitter que permite aos participantes revisitar umas férias do passado depois de se inscreverem através da página de desembarque.

3 ideias de concursos de redes sociais para aumentar a notoriedade da marca

Os concursos nas redes sociais são uma excelente forma de informar os seus clientes ou público-alvo sobre os seus marca , produto ou serviço Não só isso, eles também podem ser usados para aumentar o conhecimento da marca e alcançar novos clientes potenciais.

Aqui estão três ideias divertidas para concursos de mídia social que você pode usar para aumentar o reconhecimento da marca para o seu negócio.

Concursos colaborativos

Colaborando com outro marca ou influenciador na sua indústria é uma ótima maneira de alcançar um novo público e fazer com que as pessoas falem sobre a sua marca.

Por exemplo, você poderia se juntar com um influenciador para revelar um de seus produtos para seus seguidores. Ou, você poderia fazer uma parceria com uma marca relevante para o dobro das ofertas de prémios do seu concurso.

A cadeia de restaurantes local de Vancouver Nuba aproveitou esta técnica quando fez parceria com o estúdio de ioga Jaybird. Ambas as marcas se concentram em nutrir o corpo e a mente, por isso o concurso foi um ajuste perfeito.

Este concurso trouxe 7x mais gostos do que outros postos Nuba similares.

Desafios da Hashtag

Os desafios da Hashtag são uma ótima maneira de envolver e envolver as pessoas com a sua marca. Eles também são super fáceis de montar, pois eles geralmente contam com conteúdo gerado pelo usuário Tudo o que você precisa é de uma hashtag atraente e alguns incentivos de prêmios!

O desafio #MakeMomSmile hashtag da Colgate no TikTok obteve grandes resultados. O concurso convocou os usuários a compartilhar um vídeo de si mesmos fazendo sua mãe sorrir. Em apenas duas semanas, o hashtag recebeu mais de 5,4 bilhões de visualizações e mais de 1,6 milhões de vídeos gerados por usuários !

Concursos da marca Lens/AR

Plataformas como a Snapchat oferecem agora lentes de marca e filtros AR Isto proporciona uma grande oportunidade para as marcas entrarem na diversão e organizarem um concurso utilizando estes recursos.

Oreo usou esta funcionalidade para criar lentes temáticas "Oreoji", filtros e autocolantes. Os utilizadores podem usar estas funcionalidades nas suas fotografias diárias, ou desbloquear um jogo de zorbing na montanha onde se esquivam a obstáculos enquanto voam por uma encosta escorregadia. Os jogadores ganharam pacotes grátis de biscoitos como prémios.

Esta campanha ajudou a Oreo a se conectar com um público mais jovem e chamar sua atenção com algo novo e emocionante.

Fonte: Campaign Live

Modelo de concurso de mídia social

Pronto para realizar o seu próximo concurso de mídia social? Se você está hospedando seu concurso de mídia social no Facebook, Instagram, ou Twitter, nós o cobrimos com um modelo de concurso gratuito de mídia social .

Este modelo inclui:

  • Modelo do concurso Instagram
  • modelo de concurso no Twitter
  • modelo do concurso do Facebook
  • Modelo de regras do concurso

Use este modelo para lançar o seu próximo concurso de mídia social e promover mais envolvimento , pistas e vendas Clique abaixo para fazer o download do modelo gratuito do concurso de mídia social.

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Como realizar um concurso de mídia social

Uma vez que você tenha seu modelo de concurso, é hora de começar a planejar seu próximo concurso de mídia social. Se você está realizando um concurso de mídia social para seu negócio, ou se você está apenas procurando aumentar seu alcance em uma conta pessoal, estas dicas de concurso vão ajudá-lo a começar.

1. Defina os seus objectivos e escolha uma plataforma

Primeiro, você precisa definir seus objetivos para o concurso.

Você está olhando para maior envolvimento ? Conduzir o tráfego para o seu site? Boost consciência de marca ?

Quando você souber o que quer alcançar, será mais fácil escolher a plataforma (ou plataformas) certa para o seu concurso.

Por exemplo, se você está procurando aumentar o noivado, Twitter ou Instagram seria uma boa escolha. Se você está procurando conduzir o tráfego para o seu site, um concurso em Facebook pode ser uma opção melhor.

Dica profissional: Certifique-se de estabelecer metas S.M.A.R.T. para si mesmo: específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e calendarizadas. Por exemplo, esperamos ganhar 1.000 novos seguidores dentro de 1 semana após a realização deste concurso Instagram.

2. Escolha o seu prémio

A seguir, terá de escolher o seu prémio. O seu prémio deve ser relevante aos seus objectivos e audiência do concurso.

Se estás a tentar aumentar o noivado, podias oferecer-te para promover Se você está procurando aumentar o reconhecimento da marca, você poderia oferecer um amostra do produto ou artigo oscilante .

3. Promova o seu concurso com antecedência

É uma boa ideia para fazer propaganda exagerada Certifique-se de dar tempo suficiente para as pessoas entrarem no concurso. Você não quer que ele acabe antes mesmo que elas tenham a chance de participar!

Você pode promover seu concurso com antecedência até :

  • Publicação sobre o assunto nas redes sociais
  • Envio de uma mensagem aos seus assinantes
  • Criar uma página de destino no seu site
  • Anunciar o concurso em sites e blogs relevantes

Dica profissional: Utilize o SMMExpert para agendar com antecedência as suas mensagens nas redes sociais, o que o ajudará a garantir que está a promover o seu concurso em todos os seus canais e que o estás a fazer. consistentemente .

4. Colabore com um influenciador (opcional)

A formação de uma equipa com um influenciador é uma óptima forma de divulgar o seu concurso. público-alvo semelhante à tua.

Você pode se juntar a um influenciador:

  • Pedir-lhes para partilharem o seu concurso nos seus canais de social media
  • Fazer com que eles criem conteúdo original para o seu concurso (por exemplo, um post de blog ou um post de mídia social)
  • Colaborar com eles para a atribuição de prémios e/ou requisitos de participação em concursos
  • Postar uma colaboração Instagram durante um ou mais dias de execução do seu concurso

5. Siga as orientações da rede

Dependendo da rede social que você estiver usando, pode haver diretrizes específicas para o concurso que você precisa seguir. Por exemplo, o Facebook quer que fique claro que seu concurso não é afiliado à marca deles. A Instagram exige que você tenha regras oficiais estabelecidas para cada concurso.

Não seguir as orientações da rede pode resultar em que o seu concurso seja retirado ou não aprovação Por isso, vale definitivamente a pena dar uma vista de olhos antes de você lança o seu concurso.

6. Escolha os vencedores

Uma vez terminado o seu concurso, é hora de escolher os vencedores! Há algumas maneiras de você poder escolher os vencedores de forma justa :

  1. Use uma ferramenta online como a Roda dos Nomes para escolher um vencedor ao acaso
  2. Escolha o vencedor com o maior número de etiquetas
  3. Deixe um juiz decidir

Não se esqueça de Seja honesto com os seus concorrentes sobre como vais escolher o vencedor. Assim, não há surpresas quando o concurso acabar.

7. Acompanhe e optimize o seu concurso

Depois do seu concurso terminar, é importante acompanhe seus resultados e ver o que funcionou e o que não funcionou. Isto vai ajudar-te optimizar concursos futuros por isso são ainda mais bem sucedidos.

Para acompanhar o seu concurso, você vai querer ficar de olho nessas métricas, no mínimo:

  • O número de entradas
  • O número de comentários, gostos e ações
  • Quantas pessoas usaram a sua hashtag
  • Quanto de compromisso cada posto recebido
  • Quem são os seus vencedores e onde eles estão localizados

Você também vai querer acompanhar o desempenho da sua conta em relação aos objetivos e benchmarks que você estabeleceu para si mesmo no início do concurso.

O SMMExpert Analytics também pode ajudá-lo a rastrear o alcance e o engajamento que seu concurso está recebendo. acções relacionadas com concursos , hashtags e mais para ver até que ponto o seu concurso é partilhado.

Poupe tempo e realize seu próximo concurso de mídia social com o SMMExpert. Promova em todas as principais redes, envolva seus seguidores e gerencie o conteúdo gerado pelo usuário em um só lugar. Experimente grátis hoje.

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.