11 Dicas para melhorar o design do seu anúncio Instagram e obter mais conversões

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Kimberly Parker

Aprenda o essencial do excelente desenho de anúncios Instagram e como tornar o seu anúncio dos sonhos uma realidade.

Existem mais maneiras do que nunca de colocar um anúncio na Instagram, mas às vezes a publicidade nas mídias sociais pode parecer um grito de vazio. Para fazer anúncios que levam a conversões e geram engajamento, vale a pena planejar a sua estratégia de design de anúncios Instagram antes de você puxar o gatilho de uma compra de anúncio.

Com estas 11 dicas de design, você aprenderá como fazer anúncios Instagram que serão notados pelo seu público-alvo. Você também pode aproveitar os modelos gratuitos para agilizar o seu processo de design.

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Use desenhos simples para se destacar

Um ecrã de smartphone não oferece muito espaço para a sua obra-prima publicitária. Quando se trata de captar a atenção dos utilizadores, uma abordagem minimalista é normalmente a mais eficaz.

Tente reduzir os seus anúncios ao mínimo de elementos visuais possível. Grandes anúncios não podem ser nada mais do que uma imagem do seu produto com algum texto simples, ou até mesmo apenas texto sobre um fundo contrastante!

Fonte: Instagram (@risedesk.io)

Este anúncio da Risedesk tem uma imagem que diz tudo o que precisa com apenas duas partes: uma imagem do produto e uma pequena proposta de valor. A maioria de nós só pode sonhar em ter uma secretária tão desorganizada como a que está neste anúncio, mas isso não significa que não possamos dar ao nosso público um anúncio tão limpo e bem organizado como a secretária a que aspiramos.

As cores brilhantes atraem os olhos

Cores brilhantes e contrastantes chamam a atenção, e quando se trata de criar um grande anúncio Instagram, a atenção é o nome do jogo.

Quando você usa cores, você facilita aos usuários a escolha dos elementos importantes do seu anúncio num piscar de olhos. Um esquema de cores brilhantes também pode provocar sentimentos positivos em relação à sua empresa.

Fonte: Instagram (@colorfulstandard)

O Colorful Standard mostra que o produto em si não precisa estar cheio de cores saturadas para criar uma paleta apelativa. Embora as meias sejam pálidas, o fundo acrescenta brilho e proporciona contraste ao mesmo tempo.

Se você não tem certeza por onde começar, você pode usar uma roda de cores ao fazer seu design. Tente emparelhar cores de lados opostos da roda para obter o maior contraste visual.

Mantenha o seu produto na frente e no centro

Por mais que gostemos de um mistério convincente, isso não significa que devas fazer com que o teu público brinque ao "whodunnit" para descobrir o que estás a vender.

Os usuários do Instagram demorarão apenas um ou dois segundos para decidir se devem passar pelo seu anúncio ou parar e olhar. Não deixe que eles se perguntem qual é o seu produto.

Faça do seu produto o centro das atenções no seu anúncio. Você pode fazer isso com a cor, tamanho ou posicionamento visual do produto, por exemplo. Não importa como você o faça, deixe claro o que você está oferecendo aos seus clientes.

Fonte: Instagram (@truly)

Este anúncio em vídeo da Truly começa com uma imagem bem enquadrada do seu produto. Embora o anúncio inclua muito movimento dinâmico, sabemos imediatamente o que está a ser promovido, o que nos leva à próxima dica...

Faça vídeos que se movem

Uma explosão de movimento no início do seu anúncio de vídeo vai ajudá-lo a ser notado. Isto é especialmente importante para os anúncios que aparecem no feed Instagram ou na página Explorar, uma vez que estes têm tempo limitado para captar a atenção dos usuários antes que eles passem.

Mais do que qualquer outro formato, anúncios de vídeo envolventes dão-lhe a oportunidade de contar uma história a que os seus clientes se ligam. Não perca esta oportunidade ao filmar vídeos estáticos!

Mostre a sua gama

Os anúncios em vídeo, colecção e carrossel permitem-lhe mostrar mais do que um produto, ou múltiplos aspectos de um único produto. Esta é uma oportunidade de mostrar realmente o que tem para oferecer aos seus clientes.

Um bom anúncio terá variedade, mas também terá uma mensagem coerente que une tudo. Os seus clientes têm muito menos probabilidades de se envolverem com uma confusão de elementos aleatórios.

Fonte: Instagram (@ruesaintpatrick)

Neste exemplo, a Rue Saint Patrick faz uma abordagem minimalista ao seu anúncio Carrossel. O uso de um único estilo de camisa mantém a mensagem focada e ao mesmo tempo proporciona ao usuário uma experiência interativa que imita a navegação de uma loja online dentro do anúncio.

Faça seu texto pop

Os visuais dos seus anúncios são a parte mais importante do seu design, mas isso não significa que sejam a única parte importante. E, tal como os visuais, quando se trata de texto, menos é normalmente mais.

Mantenha a sua mensagem curta e directa ao assunto.

Cópias Wordy podem desorganizar o seu anúncio, fazendo com que o seu público trabalhe mais para entender a mensagem que você está tentando transmitir. E ninguém quer ter que trabalhar quando está rolando através do seu feed Instagram.

O texto que você inclui deve estar em uma fonte grande e de fácil leitura. A maioria do seu público estará olhando para o seu anúncio em uma tela pequena.

Torne o mais fácil para eles receberem a sua mensagem.

Fonte: Instagram (@headspace)

O texto neste anúncio Headspace faz tudo o que precisa e muito mais. A colocação do texto está integrada no design geral do anúncio, com o bloco de texto bem proporcionado quase a aproveitar o calor do sol.

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Além disso, as formas da fonte geométrica sans-serif ecoam as formas simples dos olhos e da boca na ilustração que a acompanha.

Mantenha-a consistente

Qualquer anúncio que você fizer desaparecerá rapidamente, mas ter uma identidade visual consistente que conecte todos os seus anúncios ajudará sua empresa a grudar na cabeça dos usuários.

Fonte: Instagram (@kritikhq)

Os anúncios neste exemplo não são idênticos, mas partilham elementos chave que tornam o seu estilo reconhecível. A Kritik cria uma linha de fundo na sua presença nas redes sociais com o esquema de cores e formatação de texto, assim como com o uso de triângulos.

Se isso parece ser muito para acompanhar, há muitas ferramentas para mostrar como desenhar um anúncio Instagram com o estilo distinto da sua empresa. Uma maneira é usar os templates, que iremos abordar mais adiante neste artigo.

Coloque suas legendas para trabalhar

O seu anúncio Instagram não é apenas uma foto ou vídeo. Uma legenda criativa também faz parte da experiência que você está apresentando ao seu público. Dê-lhe a mesma voz que o resto do seu anúncio.

E para anúncios com um tom lúdico, usar emoji na legenda pode adicionar interesse visual e um elemento de diversão.

Como qualquer texto no seu anúncio, não deixe de ser curto. A parte mais importante deve ser visível sem clicar em mais .

Fonte: Instagram (@angusreidforum)

Angus Reid realiza muito com este pequeno título: dirige-se directamente ao espectador e dá-lhe uma razão para se envolver.

E o mais importante, faz isto sem fazer o utilizador clicar mais .

Faça vídeos que funcionam sem som

Na Instagram, os filmes mudos ainda são mais populares do que os talkies. Quase 99% dos usuários da Instagram verão seu anúncio em um dispositivo móvel, o que significa que a maioria das pessoas verá seus vídeos com o som desligado. Os anúncios de vídeo devem dizer o que eles têm a dizer, mesmo quando estão mudos.

Se o som é importante para o seu vídeo, considere adicionar legendas fechadas, o que torna a navegação sem som mais amigável e mais acessível às pessoas com deficiências auditivas.

Refine os seus designs com testes A/B

Começar com os princípios do design de anúncios fortes é ótimo, mas nada bate o conhecimento prático sobre o que faz o seu público-alvo parar e prestar atenção.

Uma vez que você tenha algumas idéias sólidas de design, você pode usar os testes A/B para descobrir quais delas falam mais com seus clientes.

Um teste A/B é uma forma de descobrir a que anúncios o seu público responde. Envolve a apresentação de diferentes versões do mesmo anúncio a diferentes pessoas e o acompanhamento da frequência com que cada versão está envolvida. Isto dá-lhe dados do mundo real sobre qual esquema de cores, legenda ou botão de chamada para acção, por exemplo, é melhor para os seus objectivos de publicidade.

Isto pode parecer assustador, mas há uma variedade de ferramentas para testes A/B que podem ajudá-lo com este processo, incluindo o AdEspresso da SMMExpert.

Não deixe que o anúncio perfeito se interponha no caminho de anúncios eficazes

É importante pensar nos seus desenhos de anúncios Instagram, mas não caia na armadilha do anúncio perfeito!

Por mais impressionante que seja a sua próxima criação, se o seu público vir a mesma coisa vezes sem conta, vai começar a sentir cansaço e a deixar de prestar atenção.

Isto é o que torna os templates de publicidade tão úteis. Uma vez que você prega seu visual publicitário, você pode reutilizar seus templates para refrescar sua presença nas redes sociais com novos anúncios sempre que você precisar deles.

Dimensões do anúncio Instagram

Dependendo do tipo de anúncio Instagram que você estiver colocando, há diferentes diretrizes técnicas a seguir ao criá-lo.

Ao criar seu anúncio, você precisará considerar seu formato (imagem, vídeo, Carrossel ou Coleção) e onde ele aparecerá no aplicativo Instagram (em feed, Stories, Explore space, ou Bobinas) - embora nem todos os formatos possam ser colocados em cada parte do aplicativo.

Conhecer essas diretrizes ajudará você a criar anúncios impressionantes onde quer que eles apareçam. Em caso de dúvida, o Facebook para Empresas tem os detalhes completos das diretrizes recomendadas e obrigatórias.

Anúncios de imagem Instagram

  • Formatos recomendados: JPG ou PNG
  • Tamanho máximo do arquivo: 30 MB
  • Relação de aspecto recomendada: 1:1 para anúncios de alimentação, 9:16 para Histórias ou Anúncios de Exploração
  • Resolução mínima de imagem: 1080 × 1080 pixels
  • Dimensões mínimas: 500 pixels de largura

Anúncios em vídeo Instagram

  • Formatos recomendados: MP4, MOV, ou GIF
  • Tamanho máximo do arquivo: 250 MB
  • Duração do vídeo: 1 segundo a 60 minutos
  • Relação de aspecto recomendada: 9:16 para Anúncios de Histórias ou Bobinas, 4:5 para Anúncios Explore ou de alimentação
  • Resolução mínima: 1080 × 1080 pixels
  • Dimensões mínimas: 500 pixels de largura

Anúncios Instagram Carrossel

  • Formatos recomendados
    • Imagem: JPG, PNG
    • Vídeo: MP4, MOV, ou GIF
  • Tamanho máximo do arquivo
    • Imagem: 30 MB
    • Vídeo: 4 GB
  • Relação de aspecto recomendada: 1:1
  • Resolução mínima: 1080 × 1080 pixels para anúncios de alimentação, 1080 × 1080 pixels para anúncios de Histórias.

Anúncios da Coleção Instagram

  • Formatos recomendados
    • Imagem: JPG, PNG
    • Vídeo: MP4, MOV, ou GIF
  • Tamanho máximo do arquivo
    • Imagem: 30 MB
    • Vídeo: 4 GB
  • Relação de aspecto recomendada: 1.91:1 para 1:1
  • Resolução mínima: 1080 × 1080 pixels
  • Dimensões mínimas: 500 × 500 pixels

Ferramentas de desenho de anúncios Instagram

Você não precisa ser um designer profissional para fazer anúncios que se destaquem. Se você está procurando um pouco de inspiração ou orientação detalhada, há muitas ferramentas para ajudar a realçar a sua criatividade!

A maioria oferece contas gratuitas, além de contas pagas com funções mais avançadas.

  • AdEspresso O site oferece um conjunto completo de serviços para gerenciar sua publicidade nas mídias sociais. Ele combina ferramentas de design e modelos com recursos para ajudar no planejamento de sua estratégia de publicidade e na análise dos resultados, além de uma ferramenta de teste dividida muito útil que o ajudará a otimizar suas campanhas.
  • Adobe Spark fornece ferramentas de design em uma plataforma integrada com outros produtos da Adobe, que podem ser acessadas a partir de um navegador de desktop ou de um aplicativo móvel.

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.