29 Ideias Criativas de Conteúdo em Mídias Sociais que Você Deve Tentar

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Kimberly Parker

Você sabe que precisa reunir novas idéias de conteúdo de mídia social para manter seus seguidores interessados e atrair novas pessoas para sua conta. Mas pode ser cansativo ser criativo todos os dias e entregar conteúdo dourado em múltiplas plataformas.

Por isso, estamos aqui para ajudar. Com esta folha de dicas de conteúdo sólido para cada canal social importante, você manterá sua estratégia de mídia social à frente da curva. Você nunca mais vai se encontrar olhando para um calendário de conteúdo em branco novamente.

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1. criar uma série diária, semanal ou mensal

Uma grande ideia pode tornar-se um motor para um conteúdo mais grandioso se a transformar numa série recorrente.

O semanário "Takeout Thursdays" da revista Vancouver apresenta o editor de alimentos em uma conversa ao vivo casual Instagram com um chef local ou especialista em alimentos.

É muito mais fácil pensar num convidado ou tópico especial para ligar a um formato pré-existente do que começar do zero todas as semanas, e o seu público pode desfrutar de um pouco de consistência nas suas tórridas vidas.

Enquanto isso, o SMMExpert's Digno de Frigorífico: Um programa muito sério e Prestigiado de Prémios de Meios Sociais apresenta dois de nossos próprios especialistas em mídias sociais quebrando suas idéias favoritas de conteúdo de mídia social de marcas toda semana. Assista o episódio 5 aqui:

2. realizar um concurso ou dar de presente

Facto: as pessoas adoram coisas livres.

Facto duplo: uma oferta é uma forma rápida e fácil de preencher um buraco no seu calendário de conteúdos num instante.

Atire uma foto do produto e algumas instruções sobre como entrar como Fig. faz aqui, e blam, aí está o seu posto Instagram da tarde de quarta-feira, feito e polvilhado.

Ou então, procure na nossa lista de ofertas criativas de mídia social aqui para alguma inspiração para levar o seu concurso para o próximo nível.

3. hospedar um AMA

Aproveite a curiosidade insaciável do seu público com uma sessão de "pergunte-me qualquer coisa" ao vivo.

Dica profissional: tente focar o AMA em um tópico específico, com uma chamada para perguntas sobre a sua última coleção, ou perguntas sobre empreendedorismo.

Algumas pessoas gostam de fazer um Instagram, TikTok ou Facebook ao vivo, respondendo perguntas desde os comentários do momento. Outras gostam de fazer uma série de Instagram Stories usando os adesivos de perguntas, como a congressista Alexandria Osacio-Cortez fez com seu AMA sobre vacinas Covid.

4. executar uma aquisição das redes sociais

Quer se junte a um grande influenciador com uma grande audiência ou a um micro-influenciador com uma base dedicada (como a Everlane fez com um fotógrafo baseado em Los Angeles), passar as chaves da sua conta social para alguém com fãs apaixonados pode trazer à sua conta mais envolvimento, vendas e seguidores. E pode libertá-lo de um dia ou semana de planeamento de conteúdos. Pontuação!

Encontre mais informações sobre como realizar uma aquisição bem sucedida das redes sociais com o nosso guia completo aqui.

5. compartilhar alguns conteúdos relevantes

Como colocamos em nosso último guia de curadoria de conteúdo, "Conteúdo curado é conteúdo criado por outros que você seleciona para compartilhar em mídias sociais. Este pode ser um valioso post de blog de uma empresa em sua área, conselhos de especialistas de um líder de pensamento relevante, ou qualquer outra coisa que você acha que seu público irá apreciar e desfrutar".

Em outras palavras, se um grande artigo, pin, Tweet ou vídeo do Youtube já existe lá fora que seu público adoraria, por que não compartilhá-lo?

O conteúdo curado pode fazer com que sua marca pareça ter o dedo no pulso e como se você estivesse realmente lá para se envolver e construir comunidade, e não apenas para buzinar sua própria buzina.

A escritora Ashley Reese não partilha apenas os seus próprios artigos - ela também partilha comentários atrevidos sobre os retweets de Megan Thee Stallion com um grande chapéu. E você também pode.

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6. reponha o seu próprio conteúdo

Se você tem um post incrível no blog, por que não criar alguns gráficos com citações para Instagram? Ou fazer um vídeo inspirado no conteúdo para compartilhar no Facebook?

Quando você só compartilha em uma plataforma, você está perdendo uma oportunidade de alcançar audiências que estão seguindo você em outro lugar.

Isto não quer dizer que deva ser apenas uma cópia colada ou cruzada: trata-se de expressar ideias existentes de novas formas. Como por exemplo, como o SMMExpert fez um vídeo rápido do TikTok para resumir os resultados de um post de blog de experiência em mídia social:

7. Acolher um desafio

Os desafios que tendem a ficar virais online geralmente envolvem movimentos de dança ou comer algo terrível, mas você não precisa ir tão longe.

Ruggable, por exemplo, desafiou seus seguidores simplesmente a "fazer uma bagunça" e enviar os vídeos ou fotos. Estes foram então compilados em um vídeo para oferecer uma prova social da lavabilidade do produto, e para dar aos fãs um pouco de gritaria.

8. criar um tutorial ou how-to

Compartilhe sua experiência com um tutorial ou vídeo de como fazê-lo. Isso dá valor aos seus seguidores e cimenta seu status como um verdadeiro profissional em sua área (ou pelo menos lhe dá crédito como um animador).

Os guias de limpeza hipnóticos da Go Clean Co são um ótimo exemplo e um recurso super compartilhável para a próxima vez que o seu amigo disser: "Espere, eu devo limpar a minha máquina de lavar?!

9. Comemore o "Dia Nacional Qualquer Que Seja!"

Há um trilhão de feriados peculiares - e você pode muito bem usá-los para um pouco de inspiração.

Por exemplo, aqui na sede da SMMExpert, a nossa equipa social atirou um carreto para o "Dia Internacional do Cão".

Agora, os nossos seguidores sabem que somos divertidos e como cães.

10. Faça um memorando.

Ao participar em formatos de trending meme bobo, você pode mostrar o senso de humor da sua marca, ou apresentar sua mensagem em um pacote divertido.

Quando as pessoas começaram a fazer listas de reprodução hiper-específicas para contar uma história através de títulos de canções, a Wendy entrou a bordo. E, sim, nós íamos improvisar isto.

11. Dar aos clientes o foco das atenções.

Mostre o que os seus fãs e clientes estão a fazer com uma funcionalidade regular de destaque para o cliente. Mostra o seu produto ou serviço sem ser demasiado publicitado - e dá aos seus fãs um momento para se sentirem orgulhosos ou especiais.

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A boutique de decoração Feathered Farmhouse, por exemplo, acabou de iniciar uma série "O que é que você fez com ela? Quartas-feiras!".

12. Faça uma sondagem "Isto ou aquilo".

Vivemos numa sociedade cada vez mais polarizada... porque não inclinar-se para isso e fazer os seus seguidores escolherem já um lado? Como Dominos fez com o seu posto no pão com queijo versus mordidas de pão.

Talvez você acenda um debate estimulante (de engajamento!), ou talvez você aprenda um pouco sobre as preferências dos clientes. De qualquer forma: isso é uma vitória.

13. Vai para os bastidores.

Quer seja um vídeo ao vivo ou um editado, o seu público adora saber o que está a acontecer nos bastidores - por isso, sirva-o.

A Billboard fez exatamente isso com um vídeo dos bastidores das suas filmagens com as estrelas do K-pop BTS.

Mas você não precisa ter ídolos pop na câmera para fazer um splash com este tipo de conteúdo. Faça uma visita ao seu escritório ou mostre como sua vitrine se reúne na sua loja de tijolos e cimento: os telespectadores valorizam uma autêntica espreitadela atrás das fotos finais polidas que acabam na alimentação.

14. partilhar um marco histórico

O Def Leppard está entusiasmado com o 40º aniversário do lançamento do High 'N' Dry... e temos a certeza que também tem uma ocasião memorável que vale a pena celebrar! O seu primeiro aniversário de abertura do seu pequeno negócio? O seu 500.000º seguidor? Encontre um grande número redondo e dê umas palmadinhas nas costas.

Se você tem uma transmissão especial ao vivo planejada ou apenas marcar o evento com uma imagem ou um post de texto, é uma desculpa embutida para um post de retorno ou alguma reflexão séria sobre o quanto você chegou longe.

15. partilhar uma lista de leitura ou lista de reprodução

A sua mediateca diz muito sobre si... ou sobre a sua marca. Porque não partilhar um bocadinho disso com os seus seguidores?

Uma lista de leituras de verão, uma lista de peças de Natal aconchegante ou uma lista de relógios obrigatórios mostra que a sua equipa está obcecada com a sua marca pode dar alguma credibilidade à sua cultura pop, e talvez até desencadear alguma discussão ou outras recomendações nos comentários.

16. Toque em um tópico de tendências

Se você está experimentando uma dança TikTok ou comentando os #Oscars, às vezes é um alívio deixar sua criatividade simplesmente saltar em algo que todos estão fazendo, em vez de tentar criar algo do zero.

Os gorduchos, por exemplo, estão prontos com o screenshot do Guardian para participar de uma discussão fascinante sobre shortshorts.

17. mostrar seu produto em uma situação surpreendente

Não podemos desviar o olhar da Vessi a despejar coisas estranhas nos seus sapatos. Mas não tens de arriscar uma confusão para que os telespectadores façam um take duplo.

Se você é uma marca de maquiagem, faça uma maquiagem no metrô... ou enquanto Encomenda no Metro. Ver bens familiares em situações invulgares é uma forma segura de intrigar o seu público.

18. Faça um vídeo em câmera lenta.

O slow-mo faz com que até a mais suave das actividades pareça fixe: isso é um facto duro e frio. Acrescente alguma música e está tudo pronto.

Os criadores da SpikeBall provavelmente têm centenas de horas de fotos de ação doce, apenas da natureza do seu produto, mas mesmo que você seja um padeiro, ou um contador, ou um tricô, capture-se em ação com um efeito slo-mo, adicione algumas batidas, e você tem algum conteúdo atraente pronto para compartilhar no TikTok ou no Reels.

19. partilhe alguma sabedoria

Criar um gráfico elegante com alguns conselhos relevantes para a marca é uma ótima maneira de se posicionar como um especialista e fonte de valor. Afinal, ninguém gosta de ser vendido o tempo todo.

Recesso, uma marca de bebidas da CBD, está bem no ponto com estas palavras de zen, mas qualquer que seja a sua indústria, estamos confiantes de que você tem algumas pepitas para compartilhar.

20. mostrar o conteúdo gerado pelo usuário

A Teva destaca os clientes com os seus sapatos na #tevatuesday.

Se você criar uma campanha específica de hashtag, ou apenas usar a escuta social para coletar e repassar o conteúdo do usuário, a reformulação do conteúdo do usuário é uma ótima maneira de preencher seu calendário de conteúdo e celebrar sua comunidade de uma só vez.

21. compartilhar segredos ou hacks

Que dicas e truques você pode compartilhar com seu público? Cimento você mesmo como um recurso e especialista em sua área com um pedaço de conteúdo sobre o T real.

Supergoop tem um carretel completo de histórias Instagram Stories com hacks SPF.

22. postar uma receita

Todos nós comemos! Não é preciso ser um blog de comida, um restaurante, um chef de celebridades ou uma marca de louça para prato um prato delicioso.

Basta encontrar uma ligação solta à sua marca e partilhar os ingredientes e o processo, ou um vídeo de como fazer. Talvez a sua loja tenha livros de cozinha... talvez seja uma banda e o seu último álbum seja uma coisa óptima para tocar durante um cocktail. Há sempre um fio condutor de volta à comida.

23. peça conselhos aos seus seguidores

As pessoas gostam de partilhar o que sabem.

A Influenciadora Jillian Harris pediu alguns conselhos sobre como conseguir que seus filhos almoçassem vegetarianos e trabalhou as respostas que se derramaram em algum conteúdo educacional.

24. Preencha o espaço em branco.

Semelhante ao acima mencionado, poste um aviso de preenchimento em branco para agitar o seu público e contribuir.

Neste cenário, um grande gráfico é uma boa maneira de fazer fluir os sucos.

25. Felicite alguém por um feito

Alguém na sua indústria - seja outra marca ou um indivíduo - provavelmente tem feito algo legal ultimamente. Por que não mostrar-lhes algum amor?

Você pode lisonjeá-los o suficiente para um repost ou uma menção, o que poderia simplesmente colocá-lo na frente do seu próprio público leal.

26 Apresente os membros da sua equipa

Não tem necessariamente de ser uma nova adição à sua equipa. Destacar as pessoas reais por trás da sua marca que a têm ajudado durante semanas, meses ou anos é uma óptima forma de mostrar a sua apreciação - e humanidade.

27. Faça uma campanha de caridade.

Mostre os valores da sua empresa com uma campanha de caridade.

A marca de roupa Madewell, por exemplo, ofereceu-se para doar um dólar a locais independentes por cada comentário feito neste post, associando a sua própria marca aos valores artísticos, bricolage, bootstrap dos artistas independentes.

28. provocar uma queda de produto ou um próximo lançamento

Tens um grande anúncio a descer o cano?

Constrói suspense e mantém o teu público a adivinhar com uma caravana misteriosa, uma foto no cenário, uma citação sem contexto provocante, ou uma foto cortada ou em grande plano, como o Minnesota Wild fez com este Tweet de... um novo uniforme? Não sei o que é! E não consigo parar de pensar nisso!

As pessoas que fazem palpites sobre o que estão vendo vão impulsionar o noivado... e os verdadeiros fãs que estão por dentro vão conseguir ganhar seus direitos de gabarolice se chamarem a revelação antes que isso aconteça.

29. Gaba-te das tuas críticas.

Se as pessoas estão falando de você (e dizendo coisas legais!), não guarde isso para você.

Um tratamento gráfico fixe como este da marca de exercício Bala pode mostrar testemunhos de clientes reais de uma forma bonita e sedutora. Não é gabarolice se for verdade, certo?

Ok, são 29 idéias que devem manter você bastante ocupado para o próximo mês de produção de conteúdo, mas se você está procurando por ainda mais inspiração, confira nossas idéias criativas para os posts Instagram e Instagram Stories.

30. bônus: Use um dos mais de 70 modelos de post de mídia social do SMMExpert

Ainda Se tiver poucas idéias sobre o que postar, dirija-se ao painel do seu SMMExpert e use um dos 70+ modelos de correio social facilmente personalizáveis para preencher as lacunas do seu calendário de conteúdos.

A biblioteca de modelos está disponível para todos os usuários SMMExpert e apresenta idéias específicas de posts, desde o público Q&As e críticas de produtos, até lançamentos do Y2K, concursos e revelações secretas de hack.

Cada modelo inclui:

  • Um exemplo de post (completo com uma imagem livre de royalties e uma legenda sugerida) que você pode abrir no Composer para personalizar e agendar
  • Um pouco de contexto sobre quando você deve usar o modelo e quais objetivos sociais ele pode ajudá-lo a alcançar
  • Uma lista de melhores práticas para personalizar o modelo para torná-lo seu próprio

Para usar os modelos, entre na sua conta SMMExpert e siga estes passos:

  1. Vá para o Inspirações no menu do lado esquerdo do ecrã.
  2. Escolha um modelo que você gosta. Você pode navegar por todos os modelos ou escolher uma categoria ( Converter, Inspirar, Educar, Entreter ) do menu. Clique na sua selecção para ver mais detalhes.

  1. Clique no botão Use esta ideia O posto será aberto como um rascunho no Composer.
  2. Personalize sua legenda e adicione hashtags relevantes.

  1. Adicione as suas próprias imagens. Você pode use a imagem genérica incluída no modelo, mas o seu público pode achar uma imagem personalizada mais envolvente.
  2. Publique o correio ou agende-o para mais tarde.

Saiba mais sobre o uso de modelos de postagem de mídias sociais no Composer.

Uma vez que você tenha planejado seu conteúdo de mídia social, use o SMMExpert Planner para agendar todas as suas postagens nas mídias sociais, se envolver com seus seguidores e acompanhar o sucesso de seus esforços. Inscreva-se hoje para um teste gratuito.

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.