Como se tornar um YouTuber e ser pago: 10 Passos para o Sucesso

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Kimberly Parker

Como o segundo domínio mais visitado do mundo, não é surpresa que os criadores se juntem ao YouTube.

Com 2 bilhões de usuários ativos mensais, o YouTube só é superado em popularidade pela sua empresa-mãe Google. E o site global de compartilhamento de vídeos promete fama, diversão e muito dinheiro para qualquer um que o faça como um YouTuber de sucesso.

Mas o que é um YouTuber, quanto ganha um bom e como se pode tornar um? É isso que estamos prestes a descobrir.

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O que é um YouTuber?

Um YouTuber é uma pessoa que produz conteúdo para a plataforma de compartilhamento de vídeos YouTube. Para alguns, é um hobby - algo que eles fazem para compartilhar seus conhecimentos, trabalhar em rede e se divertir. Para outros, é um trabalho em tempo integral que paga as contas e depois alguns.

Você pode se chamar de YouTuber se você publicar regularmente conteúdo na plataforma ou ganhar a vida com seu conteúdo de vídeo.

Em 2021, o termo "YouTuber" é sinônimo de desboxers multimilionários, críticos de brinquedos e muito mais. Mas nem todos os YouTuber trazem para casa os grandes trocos. O que levanta a questão...

Quanto dinheiro é que o YouTubers ganha?

Não existem números duros e rápidos para o quanto os YouTubers ganham, em média, porque não existe um YouTuber médio.

Os YouTubers ganham dinheiro de muitas maneiras. Um YouTuber bem sucedido pode ganhar dinheiro com isso:

  • Publicidade - juntar-se ao programa de parceiros do YouTube
  • Vendas de afiliados - tornar-se um parceiro afiliado
  • Merchandise - vendendo seus próprios comerciantes como canecas, camisetas e brinquedos
  • Crowdfunding - adesão a um site como Patreon ou utilização de serviços de dicas online
  • Licenciamento - licenciamento do seu conteúdo para os meios de comunicação
  • Patrocínios - criação de conteúdos patrocinados para marcas

Tal como está, todos top-earning YouTubers usam mais de um destes métodos para ganhar dinheiro com o seu conteúdo de vídeo.

Entre os melhores jogadores de 2020 está Ryan Kaji, de 9 anos de idade, que ganhou 29,5 milhões de dólares num único ano a brincar com brinquedos, e o duplo amador, MrBeast, que ganhou uns respeitáveis 17,5 milhões de dólares.

Mas, é importante notar que o rendimento do Ryan inclui lucros de mais de 5000 brinquedos de marca e o Sr. Beast tem uma longa lista de patrocinadores corporativos.

Se considerarmos apenas a renda do programa Parceiro do YouTube, os criadores de conteúdo do YouTube ganham uma média de $18 por 1.000 visualizações. Ou seja, um YouTuber recebendo 100.000 visualizações por mês ganharia um salário muito modesto de 1.800 USD.

Como se tornar um YouTuber em 10 passos

Mas não vamos nos adiantar. Você terá muito tempo para pensar em como ganhar dinheiro com o YouTube, uma vez que você esteja em pleno funcionamento.

Vamos recuar um pouco e cobrir como você pode iniciar sua nova carreira como um profissional YouTuber.

1. escolha um nicho

Todos os YouTubers de sucesso têm um nicho.

Um nicho é a sua área de especialização. É o tema de foco de todo o seu conteúdo de vídeo, e pode ser literalmente qualquer coisa.

Não acredita em mim? Dê uma olhada nestas três improváveis estrelas do YouTube para inspiração.

Terapia Unbox

Este YouTuber uber-especializado cria conteúdo de unboxing, ou seja, descompacta e revisa novos produtos como telefones, tecnologia de jogos e outros itens de consumo.

Com 18,1 milhões de assinantes, o Unbox Therapy é um dos 3 maiores canais de unboxing do YouTube (sim, são muitos). E um dos maiores canais da plataforma, ponto final.

Você Sabia?

Esta dupla brasileira cria conteúdo de 'fatos aleatórios'. Seus vídeos mais populares incluem "10 mortes causadas por videogames" e "Os 10 maiores segredos da Disney".

Até à data, eles angariaram 41,2 milhões de assinantes de todo o mundo.

FunToys Collector Disney Toys Review

Este programa de uma mulher faz vídeos sobre abertura e brincadeiras com brinquedos. A sua peça mais popular é um vídeo de 9 minutos que a mostra a fazer vestidos Disney princesa de Play-Doh cintilante. E tem mais de 599 milhões de visualizações.

Em 2021, o canal atingiu 11 milhões de assinantes.

2. defina o seu "porquê".

Seu nicho pode ser qualquer coisa, mas você precisa ser claro sobre porquê estás a fazer esse tipo de conteúdo. Quando tens uma razão clara, podes:

  • Reduza o seu foco e mantenha-se no caminho certo quando estiver a criar.
  • Poupe tempo e energia quando estiver a pesquisar tendências.
  • Seja claro sobre o que as pessoas vão receber quando assinarem o seu canal.

Pensemos nesses vídeos de unboxing. A maioria dos unboxers não está criando conteúdo apenas para lols. Eles dizem que fornecem críticas honestas sobre produtos que os consumidores querem, o que os ajuda a fazer melhores escolhas de compra.

Por isso, mesmo que você só queira se tornar uma estrela do YouTube para ganhar dinheiro, é importante descobrir o propósito por trás do conteúdo que você quer criar.

3. conhecer o seu público

Uma vez que você decide que conteúdo você vai fazer e por quê, você precisa conhecer o seu público-alvo.

Pergunte a si mesmo:

  • Quem assistiria aos meus vídeos?
  • Quantos anos eles têm?
  • Que tipo de trabalho é que eles têm?
  • A que horas do dia estarão a ver os vídeos?
  • Porque estão a observá-los?
  • O que é que eles ganham em vê-los?

Perguntas como estas ajudam a construir o que se chama uma persona de audiência. Uma persona de audiência é um personagem que você cria que representa as características do seu espectador ideal.

Dê-lhes um nome, um emprego, motivações e um salário. Porque quando os trouxer à vida, compreenderá melhor com quem o seu conteúdo está "a falar" e será mais capaz de satisfazer as suas necessidades com os seus vídeos.

4. conhecer a sua concorrência

O seu ponto doce de conteúdo está algures entre "experimentado e testado" e algo original. Por outras palavras, precisa de saber o que já funciona bem no seu nicho e o que pode fazer para se destacar da multidão.

Para descobrir o que já funciona, dê uma olhada na sua concorrência. Encontre os 10 melhores YouTubers do seu nicho e procure semelhanças e diferenças na forma como eles fazem as coisas.

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Talvez usem algo semelhante:

  • Efeitos de vídeo (por exemplo, efeitos visuais e efeitos sonoros)
  • Formatos de vídeo (por exemplo, Q&A, entrevista com especialistas, enredo)
  • Locais (por exemplo, estúdio, ao ar livre, no set)
  • Conjuntos (por exemplo, em casa, no local de trabalho, conjunto concebido, animado)

Mas eles provavelmente serão diferentes em sua marca, apresentando estilos e muito mais.

Por exemplo, Canal Awesome e Jeremy Jahns são ambos canais populares de revisão de filmes nos canais do YouTube.

Ambos têm mais de um milhão de assinantes e revisam filmes mostrando clipes do filme em questão ao lado de comentários. Mas as semelhanças terminam aí.

O Canal Awesome apresenta uma gama de críticos que fazem a crítica de filmes (novos e antigos) e programas, incluindo acção ao vivo e desenhos animados.

Os cenários de vídeo vão desde o escritório em casa até ao seu clássico cinema de homem-cave. E os críticos são na sua maioria cómicos.

Por outro lado, Jeremy Jahns é um programa de um homem só e revê apenas os últimos lançamentos em cinema e televisão.

Ele usa quase exclusivamente um pano de fundo de tela vermelha de marca e, embora seja engraçado, ele adota uma abordagem mais analítica para as revisões.

O que isto lhe diz sobre como se tornar um YouTuber de sucesso? Você precisa saber o que funciona e como você vai ajustá-lo para criar o seu estilo.

5. criar uma página do canal YouTube

Ao iniciar um canal do YouTube, pode ser tentador saltar tudo o que foi dito acima e ir direto para configurar a sua Página de Canal, não o faça!

A sua Página de Canal é como uma vitrine, precisa de se adequar ao seu estilo e ser adaptada ao seu público. Encontrar o seu nicho, definir o seu "porquê", conhecer o seu público e compreender a sua concorrência, tudo isto o ajudará a criar uma experiência de Canal sem falhas.

Agora é o momento de criar a sua marca. Vai precisar de uma:

  • Nome do canal
  • Logótipo
  • Imagem de banner
  • Esquema de cores

Então, você pode usar esses recursos para criar sua página do canal YouTube, seguindo estes passos simples.

Criar uma conta Google

Como o Google é dono do YouTube, você precisa de uma conta do Google para obter uma conta no YouTube. Então, vá até o Google e insira alguns detalhes básicos.

Criar uma conta no YouTube

Uma conta YouTube está incluída no pacote da sua conta Google, mas você ainda precisa configurar um Canal.

Para o fazer, vá à página da sua conta no YouTube.com e clique em Criar um Canal Basta introduzir o seu nome de marca e está dentro!

Personalize a sua Página de Canal

Você pode personalizar muitas características da sua página de Canal, incluindo seu nome, logotipo, banner de página e informações sobre.

Para desenhar uma página que ganchos, confira estes modelos gratuitos de banners do YouTube, e certifique-se que você:

  • Complete a descrição do seu Canal (também conhecida como a seção Sobre)
  • Usar uma marca consistente
  • Adicione um logotipo ou um headshot de alta qualidade
  • Incluir informações de contato

Todos os canais de sucesso do YouTube fazem o acima mencionado. E isso independentemente do nicho. Por exemplo, vamos dar uma olhada no Learn Your Land, um canal forte de 345.000 assinantes que ajuda as pessoas a se conectarem com a natureza.

O logotipo, a imagem do banner e os gráficos em miniatura de vídeo consistentes dão a Learn Your Land's Channel Page uma sensação profissional, o que é mais provável de atrair os assinantes.

6. iniciar um calendário de conteúdos

Um calendário de conteúdo, ou calendário de redes sociais, é uma visão geral dos seus próximos posts nas redes sociais.

Pode ser organizado numa folha de cálculo, num calendário do Google ou num painel interactivo de gestão de redes sociais como o SMMExpert. E vai utilizá-lo para agendar e armazenar informações sobre o seu conteúdo.

Procure planejar seu conteúdo com pelo menos um mês de antecedência. Isto pode parecer uma grande colina para subir, mas na verdade é muito mais fácil do que criar conteúdo ad hoc.

Para um, porque você não acorda toda manhã pensando: "o que vou postar hoje?" E para dois, porque você pode ser mais consistente e mais focado quando você tem uma visão mais ampla do seu conteúdo.

7. programar vídeos com antecedência

Lembras-te da pessoa do público de que falámos há pouco? É aqui que dá muito jeito.

Se você sabe quem são os seus telespectadores, você pode descobrir quando eles estarão online procurando conteúdo - quais dias da semana e quais horas do dia.

Então, você pode usar uma ferramenta como o SMMExpert para agendar as postagens com antecedência, para que elas cheguem quando o seu público ideal estiver ativo.

Fonte: SMMExpert

8. usar CTAs (chamadas para ação)

O YouTube recompensa os canais que mantêm os espectadores na plataforma, tornando seus vídeos mais proeminentes na busca. Em outras palavras, quanto mais seu conteúdo mantém as pessoas no YouTube, mais o YouTube promove seu conteúdo para as pessoas.

Portanto, encoraje seus telespectadores a continuar assistindo seu conteúdo, incluindo chamadas para a ação (CTAs) em seus vídeos. Você pode fazer isso por:

  • Incluindo CTAs nos seus scripts de vídeo
  • Automatizar as próximas acções utilizando funcionalidades como listas de reprodução
  • Adicionando cartões e telas finais aos seus vídeos
  • Incluindo links para outros conteúdos populares em cada descrição de vídeo

Listas de reprodução, cartas e telas finais são recursos mais avançados do YouTube, mas são fáceis de entender (consulte a Creator Academy do YouTube para obter instruções).

É assim que se parece uma tela final com um cartão clicável:

9. responder aos comentários

Como qualquer outra plataforma social, o YouTube prioriza o envolvimento. Assim, à medida que você começa a adicionar conteúdo ao seu canal, você precisa de um plano para acompanhar os comentários.

Responder ad-hoc pode funcionar no início, mas é provável que você sinta a tensão à medida que o canal cresce. Usar uma ferramenta como o SMMExpert pode tirar a pressão.

10. Promova o seu canal

Uma vez que você tenha o básico certo, você pode começar a promover seu trabalho. Os mais bem sucedidos YouTubers todos investem em um pouco de autopromoção.

Você pode promover o seu canal por:

  • Publicidade - uma vitória rápida e fácil. Basta pagar ao YouTube para dar aos seus vídeos um impulso nos resultados da pesquisa.
  • Networking - grátis, mas primeiro você tem que fazer amigos. Depois você pode começar a criar vídeos como crossovers, participações de convidados, mash-ups e capas com outros YouTubers, e colocar sua cara na frente de novos públicos.
  • Promoção cruzada - uma solução fácil se você tem uma presença mais ampla na web. Use seus outros canais sociais, lista de e-mails ou site para contar às pessoas sobre seus vídeos do YouTube.

Fonte: Grylls de Urso

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.